

NOVO CARDÁPIO ESCOLAR!!!
PARA 2014
Seu objetivo é atender as necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência em sala de aula, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes, bem como promover a formação de hábitos alimentares saudáveis.


A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
O mais importante é que a alimentação dos mais novos seja completa, equilibrada e variada, diversificando-se os alimentos e os nutrientes em cada refeição.
Tal como para os adultos, a roda dos alimentos deve servir como guia para a alimentação das crianças. As necessidades nutricionais dependem da idade, constituição e actividade física. Por isso, deverá ajustar as doses que se encontram na roda dos alimentos às necessidades da criança: doses mais baixas para uma criança mais pequena e sedentária e vice-versa.
Os hábitos alimentares são condicionados desde os primeiros anos de vida, por isso, é muito importante o estabelecimento de regras e de comportamentos alimentares saudáveis desde cedo, já que muitos dos erros alimentares do adulto se adquirem na infância. Por isso, é importante desde tenra idade.









SAIBA MAIS SOBRE OS PRINCIPAIS ÍTENS DA MERENDA ESCOLAR
ARROZ
Os benefícios do arroz são fornecer energia ao organismo com carboidratos saudáveis. O arroz é um alimento rico em carboidratos mas também tem proteínas, vitaminas e minerais essenciais ao organismo. A proteína que o arroz tem quando combinada com leguminosas como feijão, grão, favas, lentilhas ou ervilhas fornece proteínas completas para o organismo que são importantes para construir os tecidos do organismo, reforçar a imunidade e para a manutenção das células.

FEIJÃO
O feijão é uma boa fonte de fibra para baixar o colesterol, assim como a maioria dos outros feijões. Além de diminuir o colesterol, o feijão possui um alto teor de fibras que impede que os níveis de açúcar no sangue subam muito rapidamente após uma refeição, fazendo com que estes feijões sejam uma escolha especialmente favoravel para os indivíduos com diabetes, resistência à insulina ou hipoglicemia. Quando combinados com cereais integrais, como o arroz, o feijão fornece uma proteína de qualidade praticamente livre de gordura.

CARNES VERMELHAS
Mas muita gente ainda acha que carne vermelha é sinônimo de problemas para o funcionamento do nosso organismo. Isso até já foi verdade, quando os bois eram alimentados no pasto e sua dieta resultava em um grande acúmulo de gordura. Porém hoje a carne bovina é bem mais magra, e traz uma quantidade de proteínas não só alta, mas que também é mais bem aproveitada e absorvida durante a digestão. Além disso, é de alto valor biológico, já que nos oferece todos os aminoácidos necessários, até mesmo os que o corpo humano não produz sozinho. Portanto, a recomendação de três bifes por semana é muito indicada.

LEGUMES
A denominação legume se dá quando as partes comestíveis são os frutos, as sementes ou as partes que se desenvolvem na terra, exemplos mais comuns: abobrinha, berinjela, cenoura, beterraba, chuchu, abóbora, maxixe, nabo, brócolis, couve-flor, etc. Os legumes fornecem vitaminas, minerais e fibras, pode-se destacar a vitamina A, C e as do complexo B, e os minerais cálcio ferro, potássio e magnésio. Já as fibras você encontra as solúveis e as insolúveis.

VERDURAS
Acrescentar verduras no cardápio é imprescindível para quem deseja manter uma dieta saudável e equilibrada. A grande vantagem é que há uma imensa variedade de verduras oferecidas pela natureza com benefícos específicos para a nossa saúde. Todas elas possuem nutrientes, vitaminas, fibras, proteínas que devem ser adicionados ao nosso cardápio diariamente.
