

Conhecendo o Programa Municipal da Alimentação Escolar - PMAE

O programa foi criado após a descentralização da “Merenda Escolar”, quando o município deixou de receber os alimentos que compunham a alimentação escolar da Secretaria do Estado da Educação.
Entre os anos 1986 e 1987 foi montada a equipe que prestaria serviços ao PMAE, composta inicialmente por um coordenador, um nutricionista, uma equipe administrativa, supervisores, armazenagem e distribuição. Esta equipe, lotada na Secretaria de Educação, também atendia as escolas estaduais até o ano de 1996, após este período estas escolas começaram receber o dinheiro direto na unidade.
Atualmente são fornecidas em média 84.000 (oitenta e quatro mil) refeições diárias para todas as escolas municipais fundamentais, infantis e entidades conveniadas (urbanas e rurais), obedecendo a parâmetros específicos para cada segmento e respeitando suas características individuais.
Atualmente a Diretoria do Programa da Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação é responsável pela gestão técnica, administrativa e financeira do Programa de Alimentação nas escolas do município de Uberlândia.
Baseado nos princípios da Segurança Alimentar Nutricional, o PMAE tem por missão promover a saúde da população atendida de forma a suprir as suas necessidades nutricionais.
O programa conta com o NCQ – Núcleo de Controle de Qualidade que é formado por uma equipe de profissionais de departamentos como: Vigilância Sanitária, Agricultura, abastecimento e etc. Este avalia e fiscaliza a qualidade dos alimentos nas escolas do município.
Além disso, utilizando-se de procedimentos técnicos, o PMAE realiza sistematicamente testes de novos produtos para serem inseridos no cardápio alimentar, englobando a análise da ficha técnica dos produtos, valor nutricional e composição química. Também, em sua Cozinha Experimental, são executados testes baseados em análises técnicas e sensoriais para a definição dos alimentos que farão parte dos cardápios oferecidos às unidades.
Com base nos estudos de seus nutricionistas, o PMAE tem o desafio de oferecer cardápios mais saudáveis, com a redução dos teores de cloreto de sódio (sal), de gorduras vegetais hidrogenadas e eliminação de produtos formulados e industrializados.